Rio Araguaia Vista de drone do Rio Araguaia na divisa dos estados do Mato Grosso e Goiás © André Dib

Para as pessoas e a natureza, água é vida.

A água doce do planeta está ameaçada e já perdemos 64% das terras úmidas do planeta desde 1900, e apenas 37% dos rios mais longos permanecem desimpedidos e fluindo livremente. A solução está na natureza.

Recuperar as bacias hidrográficas para que sejam saudáveis e resilientes é a chave para garantir o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida das pessoas.

A disponibilidade de água e a segurança hídrica são, sem dúvida, alguns dos maiores desafios que enfrentamos. Seja por secas ou inundações, as mudanças climáticas geralmente se expressam de forma mais visível por meio da água, e esses impactos devem aumentar nos próximos anos se nada for feito.

Garantir o acesso à água de boa qualidade e em quantidade suficiente para seus usos múltiplos, além da universalização dos serviços de saneamento básico, estão entre as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), da Agenda 2030 das Nações Unidas. O tema é prioridade não apenas para garantir a disponibilidade de água potável, mas também porque muitas regiões já enfrentam o stress hídrico, afetando diretamente a produção de alimentos, a saúde e a geração de renda.

Água e mudanças climáticas A relação é direta: conservar e restaurar florestas significa ajudar a garantir água de qualidade para o abastecimento da população e também para produção de alimentos, geração de energia e para várias outras atividades essenciais.

Com a água no centro das crises climática e de biodiversidade, proteger e restaurar as bacias hidrográficas é indispensável para garantir o abastecimendo da população e para o desenvolvimento da economia.

A boa notícia é que o investimento na natureza representa um caminho claro para a proteção e restauração dos sistemas de água doce dos quais a natureza e as pessoas dependem. Assim, uma das prioridades da TNC Brasil é a promoção da conservação e recuperação de florestas em áreas essenciais para a manutenção das bacias, contribuindo com o equilíbrio entre oferta e demanda de água.

É dentro dessa visão integrada que atuamos, entre outras estratégias, com soluções baseadas na natureza, desenvolvimento local, conservação de base comunitária e fomento da governança local e regional para fortalecer a gestão hídrica, engajando o setor público e as empresas na conservação e ampliando a escala e o impacto da recuperação das bacias em regiões da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.

Margem de reservatório com área de floresta restaurada.
OLHAR SOBRE A ÁGUA Meninas brincando no rio Tapajós, no Pará. © Daniel Govino

O que fazemos para conservar a água?

  • Vista aérea da cidade do Rio de Janeiro-RJ.

    Coalizão Pelas Águas

    A Coalizão Pelas Águas, uma iniciativa que apoia o uso de soluções baseadas na natureza para fortalecer a gestão hídrica, engajando o setor público e as empresas na conservação, recuperação e governança de bacias hidrográficas. Saiba mais

  • Águas do Tapajós

    Águas do Tapajós

    O projeto Águas do Tapajós apoia a conservação junto a comunidades na Bacia do Tapajós, contribuindo para o desenvolvimento local, incentivando pesquisas sobre a biodiversidade da região e fortalecendo a gestão e governança comunitária. Saiba Mais

  • Pagamento por Serviços Ambientais

    Pagamento por Serviços Ambientais

    Uma política pública inovadora do Brasil para conservação de mananciais, o PSA ajuda a alavancar recursos para incentivar proprietários rurais na proteção e restauração o de áreas prioritárias para conservação da natureza. Saiba mais